Produções e Treinamentos Audiovisuais
 
 
 
 

 

Adrian Cooper

 

FORMAÇÃO:

Adrian Cooper

 

Nascido em Inglaterra, em 1945, formou-se em Artes Plásticas e fez pós-graduação em
Cinema e Televisão em Londres.
A partir de 1969, trabalhou como cinematógrafo nos Estados Unidos, México, Chile, Peru e Brasil, onde vive desde 1975.
Sócio da produtora Tatu Filmes, São Paulo, de 1980 até 1986, participou de numerosos longas e curtas-metragens, documentários, filmes institucionais e publicitários.
Em 1983, dirigiu e fotografou o documentário Chapeleiros, premiado em festivais nacionais e internacionais e convidado em 1994 a fazer parte da mostra Os Melhores Filmes em 40 anos do Festival de Oberhausen.

Durante 20 anos, trabalhou constantemente para redes internacionais de televisão, filmando programas especiais para a BBC e  ABC TV de Inglaterra e NBC, PBS, National Geographic e WGBH (televisão pública) dos EUA, e para a televisão canadense, alemã, dinamarquesa, francesa, australiana e japonesa.

No Brasil, foi diretor de fotografia nos longas metragens O Pais dos Tenentes (João Batista de Andrade,) O Beijo 2348/72 (Walter Rogério,)  Anahy de las Misiones (Sergio Silva) Deus Contra Todos (Roberto Moreira,) e Cabra Cega (Tony Venturi) e nos documentários ABC da Greve (Leon Hirszman), Libertários (Lauro Escorel), Vida e Sangue de Polaco (Silvio Back), O Fio da Memória (Eduardo Coutinho), A Guerra Civil- A revolução de 32 (Eduardo Escorel), Greenbucks (Nick Hart-Williams e Gabrielle Kelly) e O Rio das Amazonas e(Ricardo Dias), entre muitos outros, recebendo diversos prêmios nacionais e internacionais por seu trabalho. Durante quatro anos foi um dos fotógrafos da serie Gente que faz, para o Banco Bamerindus e exibida pela TV Globo.

Como diretor de arte, destacou-se em Marvada Carne (Andre Klotzel), convidado a participar de Festival de Cannes em 1985. Também foi diretor de arte em Sonho sem fim (Lauro Escorel,) O Judeu (Jom Tob Azulay,)   Memôrias Póstumas de Bras Cubas ( Andre Klotzel,)  Uma Vida em Segredo (Suzana Amaral,) Desmundo (Alain Fresnot) Jogo Subterraneo (Roberto Gervitz) O Coronel e O Lobisomem (Mauricio Farias), Batismo de Sangue (Helvécio Ratton), O Sol do Meio Dia (Lili Caffé), O Menino da Porteira (Jeremias Moreira) e recentemente Capitães da Areia (Cecília Amado) e Quincas Berro D’Agua (Sergio Machado).

 

 

 

voltar

 
copyright © 2009 | Direitos Reservados ® | Stein Produções